Carlos Saraiva ou Antonio Carlos Mongiardim Gomes Saraiva
As paisagens mentais
O mestre espanhol Pablo Picasso já alertava que “A arte torna-se uma mentira que nos faz ver a realidade”. Em poucos casos a máxima é tão verdadeira quanto na pintura do português Carlos Saraiva. Em suas telas, a realidade é apenas o ponto de partida para uma distorção pictórica e visual que obriga o fruidor a ver o mundo circundante com novos olhos.
Nesse processo, quando o observador tira os olhos da tela, percebe que a fatia que consegue captar do mundo é ínfima. Apenas ampliando seus sentidos, como ocorre por meio da arte, ele consegue captar filigranas de sonho e de fantasia num mundo que tantas vezes se revela árduo e intransponível à sensibilidade e à inteligência.
Nascido em Lisboa, Portugal, em 9 de setembro de 1957, Saraiva, filho de um oficial do exército português, viajou pelas províncias ultramarinas lusas, até o falecimento do pai, em 1967. Acumulou assim passagens de três anos na Índia e cinco anos em Angola, além de períodos passados no Egito, Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Saraiva viajou ainda pelos Estados Unidos, Finlândia, Espanha, França, Itália e Tunísia, acumulando um amplo repertório. Embora demonstrasse talento para o desenho, ele confessa que nunca pensou em ser artista plástico. Talvez por isso, sua carreira começou apenas, em 1982, em Portugal. Continue a leitura na página seguinte…
Alessandra T Mastrogiovanni
CAP - Certificado de Autenticidade PRONECO que é um CAP – Certificado de Autenticidade PRONEC
CAP - Certificado de Autenticidade PRONECArtigos Relacionados
Ione Saldanha
Ione Saldanha nasceu em Alegrete no estado do Rio Grande do Sul em 1919 e nos deixou em 2001 quando ainda residia no Rio de Ja...
AGE Brasil beneficia empresas com exposição...
Ouça a matéria: O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura realiza em Uberlândia Minas Gerais o AGE Brasil – Avalia...
Deixe um comentário para nós