Escola Cusquenha
Autores
As pinturas de Cusquenha eram uma forma de arte religiosa cujo principal objetivo era didático. Os espanhóis, que pretendiam converter os incas ao catolicismo, enviaram um grupo de artistas religiosos a Cusco. Esses artistas formaram uma escola para o povo e mestiços quíchua, ensinando-lhes desenho e pintura a óleo. A designação “Cusquenha”, no entanto, não se limita à cidade de Cusco ou a artistas indígenas, pois os crioulos espanhóis também participavam da tradição.
Um dos principais patrocinadores dos artistas de Cuzco foi o bispo Manuel de Mollinedo y Angulo, que colecionou arte européia e disponibilizou sua coleção para artistas peruanos. Ele promoveu e auxiliou financeiramente artistas cusquenhos, como o Basilio Santa Cruz Pumacallao, Antonio Sinchi Roca Inka e Marcos Rivera.
Manuel de Mollinedo y Angulo
As pinturas da Escola de Cusco foram feitas por mestiços, índios quecha e brancos criollos. Continue a leitura na página seguinte…
PMU desde 2002 enterra a própria cultura com o Teatro Grande Otelo
CAP - Certificado de Autenticidade PRONECPromova uma ação social com sua marca sem fins lucrativos
CAP - Certificado de Autenticidade PRONECArtigos Relacionados
Ione Saldanha
Ione Saldanha nasceu em Alegrete no estado do Rio Grande do Sul em 1919 e nos deixou em 2001 quando ainda residia no Rio de Ja...
AGE Brasil beneficia empresas com exposição...
Ouça a matéria: O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura realiza em Uberlândia Minas Gerais o AGE Brasil – Avalia...
Deixe um comentário para nós