Escola Cusquenha

Estilo

Acredita-se que as características definidoras do estilo cusquenha tenham se originado na arte do pintor quíchua Diego Quispe Tito.

As pinturas de Cusquenha caracterizam-se pelo uso de assuntos exclusivamente religiosos, sua falta de perspectiva e a predominância das cores vermelho, amarelo e terra.Eles também são notáveis ​​pelo uso generoso de folhas de ouro, especialmente com imagens da Virgem Maria. Embora os pintores de Cusquenho estivessem familiarizados com as obras de arte da Renascença bizantina, flamenga e italiana, suas obras eram mais livres do que as de seus tutores europeus; eles usavam cores vivas e imagens distorcidas e dramáticas. Eles frequentemente adaptaram os tópicos para retratar sua flora e fauna nativas como pano de fundo em seus trabalhos.

Os anjos guerreiros se tornaram um motivo popular nas pinturas de Cusquenha.

A maioria das pinturas de Cusquenha foi criada anonimamente por causa das tradições pré-colombianas que definem a arte como comunitária. Uma exceção é um dos últimos membros da Escola de Cusco, Marcos Zapata (c. 1710-1773). Outros artistas conhecidos da Escola de Cusco incluem Diego Cusihuamán, Gregorio Gamarra, Basílio Santa Cruz Pumacallao (1635-1710) e Antonio Sinchi Roca Inka . Relacionado à escola está o Mestre de Calamarca, no século 18, na Bolívia. Continue a leitura na página seguinte… 

Anexos

Artigos Relacionados

thumbnail
hover

Ione Saldanha

         Ione Saldanha nasceu em Alegrete no estado do Rio Grande do Sul em 1919 e nos deixou em 2001 quando ainda residia no Rio de Ja...

thumbnail
hover

AGE Brasil beneficia empresas com exposição...

Ouça a matéria: O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura realiza em Uberlândia Minas Gerais o AGE Brasil – Avalia...

thumbnail
hover

Protegido: Serviços de Controle de Difamação...

Não há resumo por ser um post protegido.