Tadashi Kaminagai

Por volta de 1945, foi organizada por Portinari a primeira exposição individual de Kaminagai, que ocorreu no Hotel Serrador, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, Hiroshima foi bombardeada e Kaminagai perdeu seus pais. Em 1947, passa a integrar o Seibi-kai. Em 1951, viajou pelo Uruguai e Argentina.

No mesmo ano participou da I Bienal Internacional de Arte de São Paulo. No ano seguinte teve seu trabalho apresentado no 1º Salão Nacional de Arte Moderna. Conheceu Manabu Mabe em 1952, Mabe foi um apreciador da arte de Kaminagai, e conta que ficava horas ao lado do artista “admirando as maravilhosas cores com que ele pintava uma arara, na varanda da casa do doutor Honda”.

Cândido Portinari também fez elogio para a obra de Kaminagai, dizendo que ele “levou a cabo sua verdadeira formação de autentico artista no decurso de longos 15 anos de estudo em Paris. Sua pintura austera, simples, inspirada na natureza, reveste-se de qualidades apreciáveis”.

Na II Bienal de São Paulo, em 1953, são aceitos só dois artistas nipo-brasileiros, Kaminagai e Manabu Mabe. No mesmo ano, Tadashi, foi para Belém, como hóspede oficial do governo do Pará, para pintar as paisagens da Amazônia.

Continue a leitura na página seguinte… 

Artigos Relacionados

thumbnail
hover

Ione Saldanha

         Ione Saldanha nasceu em Alegrete no estado do Rio Grande do Sul em 1919 e nos deixou em 2001 quando ainda residia no Rio de Ja...

thumbnail
hover

AGE Brasil beneficia empresas com exposição...

Ouça a matéria: O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura realiza em Uberlândia Minas Gerais o AGE Brasil – Avalia...

thumbnail
hover

Protegido: Serviços de Controle de Difamação...

Não há resumo por ser um post protegido.