São Pedro Obra de Arte de Gerard Van Honthorst ⋆ CAP 96816661

  • 1817
Especificações
Título do ItemQuadro Rosto (São Pedro)
Registro CAP Nº96816661
Tipo de ItemQuadro
Disponível para: venda
Autoria / MarcaGerard Van Honthorst
Medidas39x30x5cm
Material UtilizadoOST
Proprietário(a) atualBruno de Araújo
Localização AtualBrasil
Conectividade CAPQR | NFC
Código Estadual760.856.627.896
Selo Codificado em Barras63447870821
Código QR Externo*0000049*
Código de CoresA consultar
Código do Solicitante01000010 01110010...
Descrição

CAP: 96816661 – São Pedro – Gerard van Honthorst

Declaração do Proprietário:

Maravilhosa tela barroca| quadro raro & antigo a venda *** pintura realista ***

Efeito Monalisa | parece que ele olha para você, uma relíquia, obra de arte assinada no canto inferior direito (fazia parte de uma coleção particular junto a obras de artistas importantes. Esta obra de arte é um investimento certo!

Pintura barroca, qual acredito ser do século XVII, XVIII, sem moldura não consegui identificar a assinatura nem a data, provavelmente foi comprada na Europa | Itália | Obs: na parte de trás tem um escrito a lápis 56c a pintura encontra-se conservada com pequenos danos como furos e rasgos | obra original, sem restauração | tinta óleo sobre tela | infelizmente a alguns anos, a tela foi dobrada e posteriormente guardada.

Tamanho somente da tela: 39 cm de altura x 30 cm de largura
Rara e impressionante como nenhuma tela já vista

A mesma foi avaliada verbalmente no estado | podendo ser restaurada, identificada e moldurada, onde provavelmente seria uma obra de Constantino Brumidi.

*** Maravilhosa história de família ***
A história contada pela minha avó é que o mesmo foi adquirido pelo meu bisavô na Itália acredita-se que foi feito sob encomenda, pode ter sido adquirida também em um leilão, mas com certeza foi adquirida como pagamento de uma promessa feita a Jesus, pela sua cura | tuberculose. Comendador Remo Cesaroni (1900 a 1968) | @rcesaroni

A família acreditava que a imagem retratava um apostolo de Jesus Cristo. Conforme imagens das estatuas da basílica de São Pedro | Vaticano, talvez pode ser: o aposto Pedro e ou talvez o apostolo Paulo. Porém, segundo informação dos comentários, pode ser o santo Padre Pio de Pietrelcina (padroeiro da Itália), pela história do meu bisavó.

Eu particularmente acreditava que era o rosto do matemático Galileu Galilei, contudo, após analise do próprio museu, na Itália, foi descartado essa possibilidade! Porém, segundo algumas informações, pode se tratar do matemático Arquimedes de Siracusa (físico, engenheiro, inventor, astrônomo e matemático grego).

Sinta e veja com seus próprios olhos e alma!
Essa bela tela merece ser restaurada, moldurada e acrescentada a sua bela exposição!
E pode ser toda sua!!!

A obra será entregue em mão sendo a compra no estado de São Paulo, compras realizadas no Brasil, serão enviadas via Correios e fora do país por Fedex Express, embaladas adequadamente para o transporte! Você rastreia a entrega através do site, com total segurança, pois o envio será coberto contra roubo e ou extravio!

Também pode ser retirada em mãos em São José dos Campos – SP.

É aceito: 100% em Bitcoin e ou outras moedas virtuais | valor de mercado, assim como, outras obras de arte, automóveis, imóveis, barcos, parcelamento e propostas.

Ficha Positiva:

Conforme testemunho de sua própria família, esta obra de arte pertenceu ao Comendador Remo Cesarone, nascido na Itália, trabalhava como ator na sua terra natal.

Veio para São José do Campos interior de São Paulo no Brasil no início dos anos para tratar uma tuberculose.

Graças à dedicação de seu médico e amigo pessoal Dr. Nelson D’Ávila, curou-se de sua doença e continuou na cidade, morando numa casa na rua que hoje leva seu nome.

Em 1933 abriu o primeiro hotel da cidade, o São Remo, localizado no Largo da Matriz. Nessa mesma época ele passou a dedicar-se também à astronomia. Construiu o observatório Galileu Galilei, em 1943.

O observatório possuía equipamentos de ponta da época. Seu prédio foi demolido e hoje o espaço é ocupado por um prédio residencial.


Remo também era um apaixonado pelo carnaval, estava sempre presente nos desfiles e bailes carnavalescos. Também gostava de se vestir de Papai Noel e sair distribuindo doces para as crianças no Natal.

Para isso ele transformava seu carro em trenó e saía pelas ruas da cidade. Na década de 60, o empresário construiu o Cine Planetário, um misto de cinema e planetário.

Suas paredes eram decoradas com figuras e deuses e cenários referentes ao espaço sideral. O cinema era considerado de alto padrão, com suas cadeiras confortáveis e o áudio e imagem de alta qualidade para a época.

O Cine Planetário funcionava onde hoje é o estacionamento de um supermercado.

Realmente um homem nobre e acima de qualquer suspeita o Comendador Remo Cesarone em sua vida sempre buscou pela integridade e honestidade, sendo profissionalmente reconhecido como Astrônomo, Comendador, Ator, Empresário, Carnavalesco, Filantropo e Artista.

Na imagem acima podemos ver o Comendador Remo Cesarone pousando para uma fotografia em uma de suas exposições de arte, se apresentando claramente em uma placa publicitária como “astrônomo e artista” em uma ação beneficente digna do caráter reto que construiu durante toda a trajetória de sua vida.

Ficha Negativa:

A obra necessita de restauração, porém sua condição atual pode representar uma valorização superior diante de uma obra restaurada o restaurador deve ser tão bem avaliado quanto a própria obra, isto de acordo com o interesse de cada adquirente, fora isto nada consta contra esta obra e esta certificação CAP foi emitida pelo neto do proprietário da obra o Comendador Remo Cesarone e qualquer discrepância que desabone no que se refere a sua integridade, pode ser notificado nesta mesma página, no ícone de advertência disposto logo acima da imagem principal ou nos comentários ao final desta página.

Atenção: Avaliadores, autores e profissionais podem ser beneficiados, caso os mesmos apresentem comprovação que venha a ser agregada a esta certificação, seja por imagens, vídeos, áudio, depoimentos e afins comprovando a autenticidade e veracidade destas informações ou a negação das mesmas, colocando a obra em sua certificação acima de qualquer suspeita.

Tema da Obra:

Primeiro pontífice da igreja católica o São Pedro ou São Pedro Apóstolo ou também como Papa São Pedro, onde a igreja católica considera o Apóstolo Pedro como o primeiro Bispo de Roma e, por isso, o seu primeiro papa. Ele seria, até hoje segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos

RESUMO DA OBRA:

Cada pintor além de sua assinatura, conta com uma identidade visual que é percebida nos traços e toques de seus pincéis, como se fossem uma impressão digital de cada artista em especial, assim sendo os auditores do PRONEC encontraram traços muito semelhantes com as obras de Gerrit Van Honthorst, onde em um grande exemplo seria a pintura que exibe o perfil do Papa São Pedro. Veja as semelhanças entre as obras…

Abaixo, na segunda imagem uma obra também muito semelhante de São Pedro, porém esta versão não foi conclusa por Gerrit Van Honthorst, mas sim por Peter Paul Rubens e ambos se conheciam, trocavam experiências e técnicas de pintura, onde suas obras tinham uma afinidade em comum, onde somente um perito com muito conhecimento poderia distinguir suas obras umas das outras, fato este que ocorria também com o irmão de Gerrit Van Honthorst, o Willem van Honthorst que além de dominar a mesma técnica ainda assinava semelhantemente por ter o mesmo sobrenome.

A grande verdade é que existem milhares de pinturas e obras de artes se perdendo em sua própria história, existem muitos acervistas que colecionam quadros e diversas obras, muitos artistas se formaram e outros nos deixaram, porém muitos não assinaram e muitos que deixaram assinaturas em suas obras, ficaram praticamente ilegíveis, assim sendo, procurar e encontrar uma pintura a óleo sobre uma tela antiga na maioria das vezes é mais do que uma arte em sua parede, é praticamente uma aventura que te leva a resolver um grande mistério e a medida que você entende a história e porque foi criada aquela peça. Com a obra de arte desta certificação CAP – Certificado de Autenticidade PRONEC, não é nada diferente, segundo a declaração do atual proprietário, a família compreende, que, a mesma obra teria mais de 100 anos e que seria provavelmente de Constantino Brumidi datado de 1805 a 1880, mas sentimos em desaponta-los e vamos a partir de agora contar de quem é esta obra e o porque acreditamos e afirmamos este nosso conceito. Vamos lá…

Tudo começa na assinatura da obra…

Nas assinaturas acima, onde expomos as mesmas em diferentes tonalidades para facilitar a avaliação e percepção do toque de suas pinceladas, podemos concluir na primeira impressão que a mesma esta ilegível em sua integridade, na primeira letra em maiúsculo calcula-se que seja um “B” nas três últimas observamos dois t’s um i, ou seja “TTi”, entre centenas de nomes de artistas que temos em registros com estas características até selecionamos alguns tipo Bartolomeo Passarotti ou Camillo Bagazzotti, veja como ficaria no exemplo abaixo…

As assinaturas dos artistas começaram a prevalecer durante o início do Renascimento, Renascença ou Renaissance que é um período da história européia, em que se cobre o espaço entre os séculos XIV e XVII e marcando a transição da idade média para a modernidade, período este que viu a produção de artes mudarem de sistemas de guildas e cooperativistas para uma celebração da criatividade individual, ou seja, uma assinatura se tornou uma maneira perfeita de diferenciar seu talento do de colegas menores.

O que acontece é que Gerard van Honthorst datado de 1592 a 1656 ou Gerrit van Honthorst, no século 18 foi apelidado de “Gherardo delle notti” e entrou em uso generalizado, como um pintor renascentista muitas de suas obras não levavam a assinatura em sua fronte e mesmo que isto ocorresse a assinatura era bem diferente da apresentada na obra atual, comparemos a assinatura de Honthorst com a de Constantino Brumidi e a de Camillo Bagazzotti

Não precisa ser um perito para diferenciar estas assinaturas, sabemos que as pessoas assim como os artistas ao longo do tempo sofrem alterações em suas assinaturas, seja pela idade, maturidade, temperamento e até mesmo pela diferença de seus pincéis, mas temos um outro detalhe para abordarmos sobre a assinatura da obra, abaixo…

Vale frisar que, não tivemos acesso a obra e portanto não efetuamos diretamente uma perícia grafotécnica, para que pudéssemos afirmar com 100% de veracidade, certamente este passo poderá ser o primordial para elevar o valor desta obra em muitos dígitos, ou não, porém tecnicamente com o que temos em mãos, a primeira suspeita é de que esta tinta não se trata da mesma utilizada no processo de criação da obra, nem mesmo fora feita pelo mesmo autor, observe na imagem da obra os traços em seus detalhes, realmente não acreditamentos que um artista com tamanha precisão em detalhes tenha reproduzido a sua própria assinatura com tamanha ilegibilidade, não que esta seja uma regra.

Observemos que, é possível encontrarmos dificuldades até mesmo em localizar o tom pastel utilizado na assinatura no contexto da obra, assim sendo, reunimos os fatos e consideramos até que se prove o contrário que Gerard van Honthorst, seria o autor da obra “Quadro Rosto” ou “São Pedro” como renomeamos, onde na realidade a assinatura atual se trata apenas de uma pista, HonthorstGerard van Honthorst ou Gerrit van Honthorst, não se inicia com “B” mas em seu apelido datado no século 18 levava o TTi no final de seu nome, como “Gherardo delle Notti” que de forma direta e abreviada seria pronunciado como Gherardo Notti em uma pronúncia rápida, seja por um italiano ou até mesmo por um brasileiro, soaria assim na abreviação com Berardo notti, dando fundamento a assinatura Berarnotti. Pode parecer um tanto quanto curioso e suspeita a conclusão, devendo ser realmente reavaliada a obra fisicamente e isto pode valorizar e muito esta obra de arte, pois a assinatura não se trata de uma falsificação, mas conforme dito, é apenas uma pista de quem seria o autor.

Verso da Obra

Considerando a bela história do Comendador Remo Cesarone e sua relação com artes, acreditamos que o mesmo adquiriu esta obra sem assinatura, porém o vendedor lhe informou que se tratava de uma obra de arte de Gherardo Notti e fora compreendido como Berarnotti, assim ele tomou nota e por recomendação dobrou a obra colocando-a em um bolso, evitando assim problemas alfandegários ou de extravio, cumprindo com a sua promessa como relatado por sua esposa e bisavó do requerente desta certificação, onde ela informou que o mesmo foi adquirido por seu esposo Remo Cesarone na Itália, onde ela acredita que foi feito sob encomenda, mas que também pode ter sido adquirida em um leilão, assim como acreditamos, ela afirmou também que com certeza esta obra foi adquirida como pagamento de uma promessa feita a Jesus, pela cura de tuberculose de Remo. 

Pode ter ocorrido de que uma outra pessoa tenha assinado, não sendo o Comendador Remo Cesarone, porém é evidente que, quem tentou assinar, quis expressar a assinatura no seguinte formato, sem a intenção de falsificar, apenas com o intuito de fazer algo para a sua identificação, algo que o próprio autor deveria ter feito, assinado a obra, porém não o fez por estar em um período renascentista, sendo esta obra datada entre 1592 a 1656, tendo atualmente em 2019, data desta certificação, mais de 363 anos.

Esta obra se encontra disponível para a aquisição de novos investidores, podendo você utilizar o campo de contatos ao lado ou solicitar apoio diretamente para a equipe do PRONEC, tornando assim a sua aquisição em uma negociação segura em um investimento duradouro, realmente é uma oportunidade única para quem promove este investimento.


INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ITEM CERTIFICADO

Isenção de responsabilidade: Todos os resultados relacionados a este item representam a opinião de um ou mais profissionais da curadoria. Eles são baseados em conhecimentos e pesquisas significativas inseridas ou não neste conteúdo, que, na maioria dos casos representam a nossa melhor tentativa de classificar e autenticar este item. As visualizações podem mudar de tempos em tempos e novas informações podem se tornar disponíveis nesta mesma certificação, que, pode também mudar de titularidade sendo transferida para o novo proprietário, registrando no histórico do item. O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura reserva o direito de alterar sua determinação de autenticidade com base na revisão de novas informações atualizáveis. O PRONEC e seus executivos, funcionários, agentes, antecessores e sucessores não fazem e, em nenhum caso, serão responsáveis ​​por, ou considerados, como tendo feito, quaisquer garantias, ou representações, expressas ou implícitas, sejam de autoria, atribuição, procedência, período, cultura, fonte, origem ou condição de genuinidade em relação ao item aqui identificado, incluindo, sem limitação, qualquer atestado verbal feito em relação ao item certificado pelo PRONEC antes ou depois da emissão desta certificação, em consideração ao PRONEC que fornece o CAP – Certificado de Autenticidade PRONEC, o cliente, por meio deste, libera o PRONEC de qualquer responsabilidade ou dano, seja qual for real ou consequente, decorrente ou relacionado à emissão deste certificado, concluindo a validação do mesmo com a sua própria subscrição, junto a versão impressa da certificação CAP 100% anti-fraude, que deve acompanhar o item certificado com o selo inviolável do PRONEC e sua mini certificação CAP presa ao mesmo, facilitando a conectividade de acesso a esta certificação CAP online. 

 

0 Avaliações de Clientes e Amigos

Seja o primeiro a comentar aqui, sua opinião é muito importante para nós!

Listagens Relacionadas