Curso superior para ser levado a sério como artista? Dispense o diploma!

Consultando um profissional

Recentemente, consultamos um de nossos amigos e colaboradores, para que o mesmo contribuísse com conteúdo para ensinarmos aos artistas as estratégias necessárias para exibir com sucesso seus trabalhos em museus, o mesmo é diretor de um museu muito conhecido e conceituado e sempre ocupou cargos na direção de museus há mais de duas décadas, sendo bacharel em administração, tendo viajado pelo mundo aprendendo e acumulando conhecimento em técnicas de arte de outras culturas.

A razão pela qual buscamos pela ajuda do mesmo é porque ele tem um vasto conhecimento sobre como colocar sua arte em um museu, pois se trata de um especialista absoluto no assunto, portando, foi a primeira pessoa que ligamos quando precisávamos de conselhos.

Mas, quando pedimos que ele compartilhasse seus conhecimentos para o nosso conteúdo, não acreditamos no que ele nos disse!

Ele disse: “Não estou qualificado para fazer isso. Não tenho as credenciais corretas.”

O que?!

“Mas”, tão logo argumentamos: “Você não precisa de um diploma específico para escrever uma postagem ou um livro! Tudo que você precisa é da informação que as pessoas estão procurando. E você tem isso!”

E foi aí que nos atingiu! A crença errônea de que você precisa de “credenciais”, “diplomas” ou qualquer tipo de curso superior para empreendimentos criativos é o que impede muitos de nós de compartilharmos os nossos dons com o mundo.

Achamos que, se não tivermos a credencial correta em um pedaço de papel, uma aprovação de uma fonte superior, nossas contribuições não serão valiosas.

O que pensam os Artistas?

Muitos artistas dizem que temem que sua arte não seja levada a sério se não tiverem uma formação superior ou se uma galeria não escolher seu trabalho, diversificam a atividade até mesmo generalizando como se a qualificação estivesse reservada apenas para que dispõe de cursos acadêmicos, veja mais em nossa postagem anterior de título: “Qual seria a diferença de um artista plástico de um pintor ou escultor e afins?

Sim, há um grande valor no que você aprende ao estudar para obter um diploma. E sim, ter um diploma abrirá portas para você em locais onde é necessário um diploma. E sim, existem trabalhos que exigem graus específicos, sabemos perfeitamente desta verdade.

Mas!!! No campo da produção de arte, escrita e música, se você está criando um trabalho que outras pessoas amam, não precisa de um diploma para compartilhá-lo com outras pessoas. Se você possui experiência em uma área, não precisa de um diploma para ensinar isto a outras pessoas a sua arte e o seu conhecimento não podem ficar ocultos.

Avaliação geral

Quando você olha para os artistas que têm mais sucesso, apenas uma pequena porcentagem mínima realmente possui um diploma de curso superior e a maioria não é representada por uma galeria. Você pode ser um artista profissional em tempo integral durante toda a sua vida, sem uma representação de grau ou galeria. 

Ter credenciais, embora impressionantes, não determina o valor do seu trabalho ou do seu conhecimento. É o trabalho que você faz que importa, lembre-se de que existem pessoas com ótima formação e diversos diplomas, que podem não ter a dedicação e qualidade que você expressa em suas atividades, podemos ver isto em várias áreas de atividades, onde a pessoa se forma em administração como exemplo, mas prefere ser cozinheiro, lavrador e etc.

Ao comprar arte, livros ou qualquer outro item, a maioria das pessoas não se importa com suas credenciais. A maioria das pessoas se preocupa apenas com a substância do que você está oferecendo a elas, observe se a sua produção artística vai ajudar as pessoas, vai melhorar a vida delas, confirme se a sua arte será de alguma forma uma contribuição para eles?!

Essa é a única credencial que você precisa, a capacidade de dar a alguém o que eles querem, precisam ou amam.

Deixe que as universidades ofereçam as suas credenciais para quem as buscam, isto ajuda quem necessita e busca por melhorias e aperfeiçoamento, algumas portas podem até serem fechadas inicialmente pela falta de alguma qualificação, mas a sua arte poderá gritar tão alto e ressoar tão significativamente, que certamente irá ridicularizar qualquer diploma ou diplomado diante de sua presença e, pode acreditar, as portas mais restritas se abrirão a sua frente.

Qualificação da Obra e do Artista

O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura pode reconhecer você como artista e o melhor gratuitamente, é isto mesmo, a partir da emissão de sua primeira certificação CAP – Certificado de Autenticidade PRONEC, a equipe inteira trabalha na criação e melhoria da apresentação de seu perfil artístico, que fica disponível na Web, gerando resultados junto aos buscadores tipo o Google, redes sociais e outros mais em tempo integral e em vários idiomas, valorizando não apenas o artista, mas também as suas obras de arte em um todo, destacando o nosso país diante do mundo globalizado.

A importância da certificação  CAP – Certificado de Autenticidade PRONEC, para as suas obras de arte é que a mesma irá garantir a autenticidade de sua obra, mesmo que você não considere suas obras relativamente valiosas, certamente seus clientes irão considerar com os olhos no futuro, pois colecionadores e investidores em obras de arte, não as adquirem apenas como objetos de decoração, mas também como peças de relevante valorização, eles investem em suas obras de arte por acreditarem em sua valorização e uma boa certificação, pode garantir a segurança e autenticidade e a certificação  CAP, vai muito além, pois também divulga a sua arte em nível nacional e internacional para o seu público específico.

Sua própria curadoria

E isso nos leva ao tópico de como tomar o assunto em suas próprias mãos, quando se trata de organizar a sua própria exposição de arte, pois muitos artistas temem que nunca conseguirão uma galeria para exibir os seus trabalhos. Bem, a boa notícia é que você não precisa de uma galeria!

Em nossas próximas postagens, vamos compartilhar algumas ideias sobre como curar a sua própria exposição de arte, sem a bênção de galerias, museus, subsídios ou porteiros.

Quais são nossas credenciais? Nosso corpo administrativo é composto por profissionais com décadas de experiência em curadoria de exposições de arte, onde trabalhamos como uma unidade de conhecimento em prol da educação e cultura de nosso país, onde já ecoamos nossos conceitos em diversos ponto do mundo. Vamos compartilhar um pouco dessa experiência coletiva com você.

Por favor, deixe um comentário abaixo e deixe-nos saber qual é a sua maior preocupação quando se trata de curadoria de sua própria exposição de arte.

Você está preocupado em encontrar um local? Você se preocupa que nenhuma galeria mostre seu trabalho? Você tem problemas para criar peças suficientes para fazer uma exposição completa? Tem medo de que ninguém apareça?!

Compartilhe nos comentários abaixo, nós acompanhamos e respondemos todos os comentários e gostaríamos de saber mais sobre a sua opinião!

Artigos Relacionados

thumbnail
hover

AGE Brasil beneficia empresas com exposição...

Ouça a matéria: O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura realiza em Uberlândia Minas Gerais o AGE Brasil – Avalia...

thumbnail
hover

Protegido: Serviços de Controle de Difamação...

Não há resumo por ser um post protegido.

thumbnail
hover

Nike Inc.

Quem conhece a Nike deseja seus produtos e, dificilmente alguém que não a conheça, pois é a maior empresa em venda de material desportiv...