Escola Cusquenha

A Escola de Cusquenha também são conhecidas como Escola de Cusco, Escuela Cuzqueña ou Escola de Cuzco, existe uma grande quantidade de pinturas da Escola de Cusco preservadas, atualmente a maioria está localizada em Cusco, mas também no restante do Peru e em museus do Brasil, Inglaterra e Estados Unidos.

História

A tradição se originou após a conquista espanhola do Peru em 1534 e, é considerado o primeiro centro artístico que ensinou sistematicamente técnicas artísticas europeias nas Américas. A contribuição espanhola e em geral europeia, para a Escola de Pintura de Cusco é dada desde muito cedo, quando começa a construção da Catedral de Cusco. Porém, é a chegada do pintor italiano Bernardo Bitti em 1583, o que marca um primeiro momento do desenvolvimento da arte cusquenha. Este jesuíta introduz em Cusco uma das correntes da moda na Europa da época, o maneirismo, cujas principais características eram o tratamento de figuras de maneira um tanto prolongada, com a luz focada nelas.

Durante suas duas estadias em Cusco, Bernardo Bitti foi contratado para fazer o retábulo principal da igreja de sua Ordem, substituído por outro após o terremoto e pintou algumas obras-primas, como A Coroação da Virgem, atualmente no museu da igreja de La Merced e a Virgen del pajarito, na catedral. Continue a leitura na página seguinte… 

Anexos

Artigos Relacionados

thumbnail
hover

Ione Saldanha

         Ione Saldanha nasceu em Alegrete no estado do Rio Grande do Sul em 1919 e nos deixou em 2001 quando ainda residia no Rio de Ja...

thumbnail
hover

AGE Brasil beneficia empresas com exposição...

Ouça a matéria: O PRONEC – Programa Nacional de Educação e Cultura realiza em Uberlândia Minas Gerais o AGE Brasil – Avalia...

thumbnail
hover

Protegido: Serviços de Controle de Difamação...

Não há resumo por ser um post protegido.